sábado, 10 de noviembre de 2012

Dr.Paulo Emanuel



Paulo Emmanuel, querido e amigo sobrinho!

 

… Fim de outubro, terça feira 31, sol e muito calor nesta tarde, 33 graus. Musica clássica de fundo na sala de visita da fazenda Campo Alegre.

Faz um bom tempo que estou focado em lhe escrever algumas ideáis e inspiraçoes afim de lhe homenajear nesta tua formatura de medicina.

Ainda na Espanha, caminhando pelas ruas das cidades onde trabalhava, percebia meu radar ligado, buscando algo que me fizesse sentido para lhe oferecer como celebraçao e premiaçao neste momento impar em sua vida.

E por falar em vida, esta será uma palabra importante neste dia e em minha carta.

Um dos domingos calorentos na Espanha, caminhando pelas ruas de LLeida, Cataluña, passei por uma  feira de antiguidades que estava em um passeio central, e perto do rio que corta a cidade, neste momento só olhava os objetos e coisas sem menor interesse, só olhava como um clínico já velho a olhar seus pacientes.

Entao em meio a muitos objetos, velhos, sem brilhos, já desgastados pelo tempo, a espera de sua vez, como idosos em ante sala de consulta, algo me chamou atençao. Nao por sua apresentaçao,  formato ou corpo, mais sim, por suas palavras.

Como um descifrar de enigmas, de misterios, de lendas e crenças.

Um verdadeiro  manual da alma. O médico e o sacerdote(1856)

Nao era mudo, pois falava com palavras escritas, nao era sem escolaridade pois relatava experiencias ora como doutor, ora como sacerdote.

Te juro, algo me moveu, me acordou,  me chamando com gritos nao sonoros, dizendo:

O que busca está aquí!

Arrepios …

Fiquei como um clínico velho quando acorda para a excencia da vida: jóvem, cheio de curiosidade e com vontadede ir além do óbviu. Saindo de minha zona de conforto, me aproximei, peguei, toquei, olhei com intençao , abri minha alma, meu coraçao. E aí ja satisfeito com o exame feito neste velho livro,  meio médico, meio sacerdote, sorrí conclusivamente e receitei convícto:

-Seja confidente de meu sobrinho Paulo.

-Esteja com ele todos os momentos de sua medicina.

-Fale com ele de seu jeito, de muitas formas e até mudo.

-Silencie quando necessário e ilumine o médico que irá morar nele .

 

Aí , o velho livro me perguntou: Só vendo meu nome já lhe bastou?

Entao respondi: Sim, pois após muitos anos compreendi que atraz dos olhos de um velho clínico existe uma alma em busca de vida. E ao viver seu nome por alguns instantes, entendí que o melhor remédio que um médico ou sacerdote pode lhe receitar é a VIDA!

Lhe dar atividade.

E a VIDA está em sair das prateleiras, das bibliotecas, das salas sofisticadas e acompanhar o seu semelhante, aquele que com sede vem buscar água, aquele que sem ar vem buscar como respirar.

Entao Doutor, esteja com ele, fale com ele, silencie para ele, e com sua sabedoria e conhecimento ofereça sua luz!

 

Aí querido Paulo, “Dr Barbosa” antes de sair com este trunfo nas maos, ouvi outro velho livro me pedir: Leve me junto, assim viverei minha excencia e serei útil, sou o  Manual de Clinica Médica( 1846) posso ser útil ao Dr, mesmo que os procedimentos nao venham ser os mesmos, mais posso afirmar, que os pacientes serao...

E antes de dar o diagnóstico pratique a tri dimensao, seja medico, seja paciente, e olhe com os olhos de Deus! Nao julgue!

Dr Paulo Emmanuel, que Deus esteja em suas açoes e intençoes médicas e lhe retribua em Ser Humano!

 

Parabens, Tio Milo.                     31/10/2012       Fazenda Campo Alegre.                     

No hay comentarios: